quarta-feira, 1 de abril de 2020

Paleolítico Superior


                                                      Vênus de Willendorf - Áustria, 30000 aC 


                           Paleolítico Superior
                          Idade da Pedra Lascada   



Ao analisarmos a Arte através da história, é necessário que reconsideremos o nosso conceito sobre o que é Arte, pois quanto mais recuarmos no tempo, este conceito terá critérios bem diferentes do que nós entendemos como Arte.
Arqueólogos, cientistas e historiadores, concluíram através de inúmeros estudos, que as pinturas rupestres não foram executadas com a finalidade de decorar as cavernas, mas sim movidos pela necessidade de sobrevivência. Acreditavam que desenhando os animais nas paredes, estariam se apoderando da alma deles, e ao feri-los com golpes de suas armas primitivas, estariam facilitando a caçada, pois o animal estaria já parcialmente dominado. Concluímos assim, que a Arte deste período era realizada com um sentido mágico, para atender as necessidades de vida do homem do paleolítico. Mas estudos recentes, indicam também outra teoria: que as pinturas rupestres foram feitas por jovens nômades, que ansiosos em deixar registros de sua época, adentravam em cavernas para pintar, como jovens hoje em dia grafitam as paredes em nossas cidades, como defende o paleontólogo americano Russel Dale Guthrie (revista Época, 27 de Novembro de 2006, pag.76/77).




                                         Cavalo e Arouque- Caverna de Lascaux - França, 15000/10000 aC






                                          Bisontes - Caverna de Altamira - Espanha, 15000/10000 aC



Utilizando materiais como terra vermelha, marrom e ocre, carvão, gordura animal e sangue, o artista primitivo desenhou de forma precisa e naturalista animais que certamente tão bem ele conhece.
O homem no paleolítico era nômade, vivia de caça e coleta, utilizava o fogo, tinha instrumentos de pedra, marfim, osso e madeira, e aos poucos foi desenvolvendo técnica aprimorada para esculpir figuras femininas, em geral pequenas para facilitar no transporte.
Neste período as imagens masculinas são raras, ao contrário das femininas esculpidas com as formas avantajadas, como a "Vênus de Willendorf " acima, que segundo os historiadores eram utilizadas para cultos de fertilidade. O nascimento de uma criança era algo crucial para o homem deste período, portanto a importam cia de uma mulher gravida era crucial, talvez até magico, o que culminou em diversas estatuetas espalhadas pelos sítios arqueológicos do Paleolítico Superior.



Mão delineada - Caverna de Perche Merle - França


Analisando a foto acima, podemos observar o provável processo que o artista do Paleolítico Superior passou para executar um dos primeiros grafites da história da arte. Colocando pó de terra vermelha em algo parecido com um canudo, assoprou várias vezes antes de delinear uma mão pelo vermelho de sua "tinta" nas paredes úmidas de uma caverna. Depois de ter dominado esta técnica muito bem, passou a pintar animais.
Utilizando materiais como terra vermelha, marrom e ocre, carvão, gordura animal e sangue, o artista primitivo desenhou e pintou com nuances de cor de forma precisa e naturalista animais que certamente tão bem ele conhece.

Fonte de consulta de todas as postagens acima:

-A HISTÓRIA DA ARTE
Gombrich, E. H
Editora LTC -

- HISTÓRIA DA ARTE
Proença, Graça
Editora Ática

- Site- www.historiadaarte.com.br/linha do tempo

Fotos: reprodução.





Nenhum comentário:

Postar um comentário